• Equipe Executiva

    Talita Ibrahim - Coordenadora Executiva

    Jéssica Lana - Assistente de Educação

    Horrara Moreira - Assistente Executiva

    broken image

    Allyne Andrade

    Associada

    Advogada, mestre e doutora em Direito, especialista em Teoria Crítica Racial e ativista pelos direitos humanos . Allyne Andrade e Silva é a Superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos , professora e líder de diversidade, equidade e inclusão do Insper. Atualmente leciona as aulas de "Advocacy no Judiciário" e "Advocacy e Gênero" no Advocacy Hub.

    broken image

    Anna Livia

    Associada

    Advogada formada pela PUC-SP, especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É fundadora e foi diretora da Minha Sampa de 2014 a 2017, uma rede de ação por uma São Paulo mais democrática, justa e sustentável. Foi pesquisadora no campo dos direitos humanos para diversas organizações como a Human Rights Watch, Conectas Direitos Humanos, Movimento Mundial pela Infância e Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Foi também coordenadora da Move Social, consultoria especializada em avaliação e planejamento estratégico de projetos socioambientais.

    broken image

    Amanda Souto Baliza

    Associada

    Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019). Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Conselheira do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech (2022-2026). Conselheira Nacional de Direitos LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (2023-2025). Integrante do Comitê Nacional de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.

    broken image

    Amarílis Costa

    Conselheira

    Advogada, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP,Diretora Executiva da Rede Liberdade, Membra do Conselho do Advocacy HUB, Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Cultural OAB SP, Professora Universitária, Co-Fundadora do Movimento Elo - Incluir e transformar, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social. Escola de Arte, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo GEPPIS – EACHUSP.

     

    broken image

    Andresa Porto

    Associada

    Bacharela em Ciências Sociais com habilitação em Ciência Política e ênfase em política pública pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Foi assessora de advocacy da Rede Justiça Criminal por mais de sete anos e diretora da Pulso Público por quatro.

    Atualmente atua como chefa de gabinete do Gabinete Compartilhado, no Congresso Nacional.

    broken image

    Arquias Cruz

    Associado

    Arquias Cruz é assessor de advocacy internacional na ONG Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Atuamente está cursando o Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo e o Programa Avançado em Gestão Pública pelo INSPER.

    broken image

    Bia Barbosa

    Associada

    Jornalista, especialista em direitos humanos e mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP. Trabalhou e contribuiu com diversos veículos da mídia tradicional e alternativa, dentro e fora do país. Foi Secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e uma das co-fundadoras do Intervozes. Atualmente integra o DiraCom - Direito à Comunicação e Democracia, e a Coalizão Direitos na Rede, articulação em defesa do acesso à Internet, proteção de dados pessoais, privacidade e liberdade de expressão no ambiente online. É uma das representantes da sociedade civil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É co-autora dos livros "A sociedade ocupa a TV - o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia" (2007), "Em defesa de uma opinião pública democrática" (2014), "Enciclopédia do Golpe vol.2 - O papel da Mídia" (2018) e “Fake News: Como as Plataformas Enfrentam a Desinformação (2021)”. Leciona as aulas de "Construção de Coalizões" no Advocacy Hub.

    broken image

    Camila Asano

    Associada

    Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em Ciência Política pela mesma instituição. É Diretora Executiva da Conectas Direitos Humanos. Com 20 anos de atuação em direitos humanos, já coordenou o trabalho de advocacy nacional e internacional da instituição. Camila foi conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 2017 a 2020 e foi membro do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. Atualmente é integrante Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção - CTICC da Controladoria Geral da União (CGU).

    broken image

    Cledisson Júnior

    Conselheiro

    Gerente sênior de defesa de direitos na NOSSAS. Tenho mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Atuei como Secretário Executivo do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil de 2015 a 2016, e como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Pesquiso justiça racial e sua intersecção com justiça climática no curso de especialização em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi.

    broken image

    Daniela Castro

    Associada

    Advogada e mestre em Economia. Fundadora da consultoria Impacta Advocacy. Foi advogada no escritório Felsberg & Associados, trabalhou na área de políticas públicas da Fundação Abrinq, na Câmara Municipal de São Paulo e foi Diretora da Escola de Governo de São Paulo. Além disso, foi Diretora Executiva da ONG de advocacy Atletas pelo Brasil e Secretária Adjunta de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo. Em 2013, foi escolhida como Emerging Leader no Global Sports Mentoring Program do Departamento de Estado dos EUA. É autora do livro Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil"

    broken image

    Diego Casaes

    Conselheiro

    Profissional do terceiro-setor com foco em participação popular e transparência pública. Possui formação em Turismo (Bacharel). Fez parte da equipe internacional da Avaaz por 12 anos, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas online sobre combate à corrupção, direitos humanos, meio ambiente e outros temas. Atua em campanhas do Brasil fornecendo à equipe internacional análises sobre a política brasileira, projetos de leis no Congresso Nacional, processos no Supremo Tribunal Federal, bem como avaliação de políticas públicas em geral do governo. Hoje dá aulas no Advocacy Hub sobre "Comunicação e Mobilização Online" e integra o time da Climate Emergency Collaboration Group, mobilizando as filantropias de clima e redirecionando recursos para projetos de impacto.

    broken image

    Gabriel Sampaio

    Associado

    Advogado. Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria das Polícias de São Paulo. Membro do GT de Justiça e Segurança Pública do Governo de Transição. Membro do Conselho Administrativo do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Lecionou na pós graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro da Justica Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 - 2019).

    broken image

    Isabella Henriques

    Associada

    Advogada, mestre e doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Diretora executiva do Alana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP (2022-24) e conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Foi integrante e relatora do Grupo Técnico de direitos humanos - subgrupo de criança e adolescente na Comissão de Transição Governamental (Governo de transição da presidência da república - 2022). É Global Leader for Young Children pelo World Forum Foundation, Líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Núcleo Ciência pela Infância e co-fundadora do Advocacy Hub. Autora de diversas publicações sobre direitos de crianças e adolescentes, como “Publicidade abusiva dirigida à criança” e “Publicidade de Alimentos e Crianças: Regulação no Brasil e no Mundo”.

    broken image

    Laura Moraes

    Associada

    Especialista em advocacy, comunicação e mobilização digital e combate à desinformação online. Tem experiência prévia em organizações da sociedade civil e também no poder público. Possui formação em Direito (Bacharel). É Diretora de Campanhas da Avaaz, onde atua desde 2017, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas ao redor do mundo em diversos temas progressistas. Coordena incidência sobre projetos de leis no Congresso Nacional, mobilização social em torno da proteção dos direitos do meio ambiente, dos povos indígenas, bem como parceria com organizações da sociedade civil e formulação de políticas públicas em governos. Atuou em 2022 na equipe de comunicação com o público evangélico na campanha presidencial do Presidente Lula.

    broken image

    Marcelo Issa

    Associado

    Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Bacharel em Direito pelo Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha), acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília. Trabalhou em organizações sociais dedicadas ao monitoramento do poder público. Foi assessor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP. Fundador e diretor-executivo da Pulso Público, consultoria dedicada a aprimorar a participação política de organizações da sociedade civil. É professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV. Co-fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária.

    broken image

    Michele dos Ramos

    Associada

    Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (Brasil) e um Mestrado em Segurança Internacional pela Sciences Po (França). Foi laureada com a Bolsa de Excelência Eiffel do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França e com a Bolsa de Excelência Émile Boutmy da Sciences Po.Trabalhou em diferentes projetos sobre educação e prevenção da violência na UNESCO – Sede, Bureau Internacional da Educação (IBE) e Instituto Internacional da Planificação da Educação (IIEP). Michele também foi coordenadora acadêmica do campus euro-latino-americano da Sciences Po, onde também ministrou aulas sobre os desafios em contextos de transição pós-conflito e da prevenção da violência. É atualmente Assessora Especial do Instituto Igarapé, atuando sobretudo nas pautas de segurança pública e justiça criminal no Brasil.

    broken image

    Nathália Alves

    Associada

    Mercadóloga, Especialista em Eventos Corporativos e Coordenadora de Comunicação. Bacharel em Marketing e especialista Gestão de Eventos Corporativos, com experiência na diretoria de marketing de uma grande instituição bancária e diversificando vivencias nas áreas correlatas. Em 2016, durante o movimento de empreendedorismo e economia solidária, fundou a D’Moura Marketing e Eventos, com foco no atendimento de afroempreendedores e grandes empresas com consultorias de marketing e produção de eventos. Coordenou o processo de campanha eleitoral vencedora da primeira mandata Coletiva preta e periférica para a cadeira de Vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, aplicando o conceito de comunicação preta e periférica na gestão de comunicação do mandato. Atualmente faz parte do Hub Criativo da Agência Solano Trindade, um negócio social de comunicação da periferia, trabalhando com estratégias que mobilizam comunidades, criando conexões orgânicas entre marcas e as favelas.

    broken image

    Paula Johns

    Conselheira

    Socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Diretora e Co-fundadora da ACT Promoção da Saúde. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Hoje Paula é professora no Advocacy Hub das matérias de "Advocacy no Sistema Internacional".

    broken image

    Pedro Hartung

    Associado

    Advogado do Instituto Alana, especialista em advocacy, relações governamentais e internacionais. Pesquisador do Child Advocacy Program da Harvard Law School e doutorado sanduíche pela mesma instituição. Doutorando em Direito do Estado pela USP. Zertifikat pela Ludwig Maximilians (LMU) de Munique. Foi conselheiro do CONANDA e coordenador da Clínica de Direitos Humanos da USP-Direito. Integrante da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e da Bancada Ativista. Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrante da equipe do Legal Policy Office do OHCHR na ONU Genebra.

    broken image

    Pedro Telles

    Conselheiro e Presidente

    Pedro Telles é especialista em advocacy, políticas públicas e engajamento cívico, e tem grande experiência atuando em organizações e movimentos da sociedade civil, fundações e no poder público. É co-fundador e diretor da Quid, co-fundador e membro do conselho do Advocacy Hub, e professor da FGV. Já atuou no Greenpeace, Oxfam, Luminate, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outras organizações. É senior fellow de Equidade Econômica e Social na London School of Economics and Political Science (LSE), e tem mestrado em Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, pós-graduações em Economia e em Ciência Política, e graduação em Comunicação Social.

    broken image

    Renata Cezar

    Associada

    Advogada atuante nas áreas dos direitos sociais à saúde, educação e moradia, também é pós graduada em Direito Civil, Negocial e Imobiliário e em Gestão empresarial pela FGV. Foi condecorada com a medalha “Il Merito Giuridico dei Visitatori - Autori Internazionali” na Università degli Studi di Bari, em outubro/2015, e em janeiro/2016 com a Comenda Infante do Henrique, pela Universidade do Porto- Portugal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional à saúde. Foi Coordenadora Jurídica do @juriNINJA e atualmente é coordenadora do jurídico e chefe de gabinete da Deputada Estadual Monica Seixas do Movimento Pretas.

    broken image

    Renato Morgado

    Associado

    Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é gerente do Programa de Integridade Socioambiental da Transparência Internacional – Brasil.

    broken image

    Ricardo Borges

    Associado

    Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política e do Movimento Transparência Partidária. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Pacto pela Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

    broken image

    Sheila Carvalho

    Associada

    Advogada internacional de direitos humanos. Sócia do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados, escritório especializado em consultoria, litigância estratégica e apoio jurídico à organizações, movimentos sociais, artistas e ativistas. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. "Fellow” do Programa de Afrodescendentes do Alto Comissiariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU). Militante da Uneafro Brasil e íntegra a executiva da coalizão negra por direitos. Conselheira da associação brasileira de juristas pela democracia

    broken image

    Vitor Oliveira

    Associado

    Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre o presidencialismo da coalizão e o processo legislativo. É sócio-diretor da Pulso Público, foi co-editor do portal InfoMoney e autor de diversos artigos dedicados ao acompanhamento e análise da conjuntura política nacional. Escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, onde também co-apresenta o podcast Legis-Ativo. Professor da disciplina "Estado e Governo" no curso Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    broken image

    Welinton Pereira

    Conselheiro

    Possui graduação em bacharel em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e Mestrado em Liderança Organizacional - Eastern University (2007). Mestre em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasília- UnB. É pesquisador do Núcleo Estudos para a Paz / NEP da UnB Atualmente é Diretor de Advocacy e Relações Institucionais e Advocacy da Organização de Ajuda Humanitária Internacional Não Governamental- ONG - Visão Mundial- Brasil. Hoje, leciona aulas no Advocacy Hub sobre "Cases de Estudo".

     

    Política de Proteção de Associados e Colaboradores do Advocacy Hub e Membros da Rede Nacional de Profissionais do Advocacy em situação de vulnerabilidade. Acesse aqui.