Voltar ao site

Curso temático

“Advocacy no Sistema de Justiça”

Programa de Aulas

 

Encerrado. Fique de olho em nossas redes sociais para saber sobre novas edições, e confira como foi a grade da edição 2:

EMENTA DO CURSO

Neste curso abordaremos o advocacy no Sistema de Justiça  como  processo de garantia e  de  defesa de   direitos  que tem por objetivo influir  na   interpretação do Sistema de Justiça acerca de determinado direito, implementação de políticas públicas, revisão de regras processuais existentes, reconstruções discursivas acerca de determinado tema   para garantir que estas atendam às necessidades da população.

Abordaremos o advocacy no  Sistema de Justiça, não somente pela tradicional abordagem do litígio, isto é,  a de ações judiciais,  mas entendendo  o advocacy como  processo consciente  e sistematizado de trabalho,  com  métodos,  procedimentos e objetivos de curto, médio e longo prazo.   O objetivo do curso  é que o estudante compreenda o amplo rol de ferramentas à disposição para a defesa de direitos e os casos paradigmáticos acerca do tema.  Serão abordados  a atuação diante dos tribunais nacionais e organismos internacionais,   e como estas podem ser utilizadas em  conjunto com outros  instrumentos como  pesquisas,  atividades de  comunicação, articulação e mobilização. 

Coordenação: Allyne Andrade

Cronograma de aulas:

Aula 1 (03/05): Advocacy e a Relação com a Esfera Judicial 

Professor: Pedro Hartung, associado do Advocacy Hub, Advogado do Instituto Alana, especialista em advocacy, relações governamentais e internacionais. Pesquisador do Child Advocacy Program da Harvard Law School e doutorado sanduíche pela mesma instituição. Doutorando em Direito do Estado pela USP. Zertifikat pela Ludwig Maximilians (LMU) de Munique. Foi conselheiro do CONANDA e coordenador da Clínica de Direitos Humanos da USP-Direito. Integrante da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e da Bancada Ativista. Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrante da equipe do Legal Policy Office do OHCHR na ONU Genebra.

Aula 02 (05/05):  Plano de Advocacy 

Professora: Sheila Carvalho, associada do Advocacy Hub, Advogada internacional de direitos humanos. Sócia do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados, escritório especializado em consultoria, litigância estratégica e apoio jurídico à organizações, movimentos sociais, artistas e ativistas. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. "Fellow” do Programa de Afrodescendentes do Alto Comissiariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU). Militante da Uneafro Brasil e íntegra a executiva da coalizão negra por direitos. Conselheira da associação brasileira de juristas pela democracia

- Objetivos:  Apresentar  ferramenta para criação de plano de advocacy e desenvolvimento de  ações estratégicas  que envolvam participação das partes interessadas,  estratégias de litigância e ações para além do litígio.

Aula 3 (10/05): Litígio Estratégico 

Professora:  Nathalie Fragoso, Advogada em Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados em São Paulo, Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduada em Direito pela mesma instituição. Possui o Zertifikat in den Grundzügen des deutschen Rechts e o LLM (Master of Laws) na Ludwig-Maximilians-Universität München. É pesquisadora e autora de artigos sobre privacidade, proteção de dados e processo penal. Atuou em casos paradigmáticos de direitos humanos, no Brasil e em instâncias internacionais. Antes de integrar o DTSC, foi coordenadora da área de Privacidade e Vigilância do InternetLab (2019-2021).

- Objetivos : Abordar o  conceito de litígio estratégico  e sua utilização por organizações não governamentais e movimentos sociais para  defesa do estado Democrático de Direito, promoção dos direitos humanos e busca de  reparações a  sistemáticas violações de direitos humanos. 

Aula 4 (12/05): O advocacy no  Supremo Tribunal Federal : agenda pública e  estratégias de participação 

Pofessor: Gabriel Sampaio. Advogado. Coordenador de Litígio Estratégico e do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Conselho Administrativo do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Membro consultor da Comissão Especial de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP. Conselheiro do Conselho Consultivo da Ouvidoria de Polícias do Estado de São Paulo. Lecionou na pós graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro de Justica Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 - 2019).

Objetivos:  Apresentar os instrumentos de participação e litigância junto ao Supremo Tribunal Federal , bem como a importância de  mapear ações de interesse das OSCs em andamento no STF de modo a incentivar e facilitar a incidência de atores do campo junto ao órgão.

Aula 5 (17/05): Organismos Internacionais 

Professora: Camila Asano, associada do Advocacy Hub, é formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em Ciência Política pela mesma instituição. É diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos e também coordena o trabalho de advocacy nacional e internacional da instituição. Camila foi conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 2017 a 2020 e foi membro do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. E Arquias Cruz,  é assessor de advocacy na Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC

- Objetivos :  Introdução aos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA) e possibilidades de litigância junto a estes órgãos.  Apresentação sobre a ncorporação dos direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho da política externa e sua participação nos sistemas internacionais.

- Bibliografia: 

https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2017/11/sur19-port-camila-lissa-asano.pdf https://previous.ohchr.org/EN/AboutUs/CivilSociety/Pages/Handbook.aspx

Aula 6 (19/05): Comunicação , Mobilização  e Articulação como apoio ao Advocacy na Esfera Judicial 

Professor: Pedro Telles, co-fundador do Advocacy Hub e Quid.

- Objetivos :  Apresentação de   estratégias de mobilização e articulação de parceiros estatais e  de organizações da  sociedade civil, instituições e especialistas em construções de campanhas de comunicação.

Aula 7  (24/05): Análise de Casos e Exercício prático 

Professor: Flávio Siqueira Jr. Advogado, mestre em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC e especialista em Interesses Difusos e Coletivos na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Sócio do escritório Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados e coordenador jurídico do mandato da vereadora Erika Hilton na Câmara Municipal de São Paulo. Dez anos de experiência em advocacy, pesquisa e litígio estratégico de interesse público. Ao longo de seu percurso profissional, passou por organizações importantes da sociedade civil coordenando estratégias de litígio em diferentes áreas como direitos humanos, direitos do consumidor, meio ambiente, clima e finanças públicas

- Objetivos e Resultados : Apresentação de dois casos paradigmáticos de litigância estratégica. 

Aula 08: encerramento (26/05):  Encerramento 

Professora: Allyne Andrade, associada do Advocacy Hub, advogada, mestre e doutora em Direito, especialista em Teoria Crítica Racial e ativista pelos direitos humanos. Allyne Andrade e Silva é a Superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos e professora do Insper.

- Objetivos: apresentação de trabalho, avaliação do curso e encerramento