Como Fazer Advocacy:
Participação Social Efetiva para ONGs, Movimentos e Coletivos - 16ª Edição
Curso livre, construído por metodologia própria, consistida em uma capacitação ampla, na perspectiva de formação profissional que permite aos estudantes a absorção de conteúdos basilares da técnica e prática de advocacy.
O conteúdo ministrado abarca temas como Sistema político brasileiro; Atuação via Executivo, Legislativo, Judiciário, Organismos internacionais e coalizões; Construindo um plano de advocacy; Comunicação e mobilização para o advocacy; estudo e debate de casos, além do contato com profissionais experientes e atuantes da incidência Politica.
* a agenda poderá sofrer alterações
*Consulte as datas e adequações de feriados em nossa grade
* caso haja necessidade de reposição, as aulas podem ser ministradas na segunda-feira seguinte
- Horário: 19h às 20h30.
- Online Via Zoom.
- Grade de aulas:
Semana 01
26/8
- Conhecendo a Turma: Apresentação de Estudantes, dicas e regras para o funcionamento do curso
Mediadora: Jéssica Lana, assessora de educação do Advocacy Hub.
28/8 - Aula Inagural - Única aula aberta ao público geral
Tema: "Eventos culturais e artistas como aliados da incidência Politica"
Link de acesso em breve
Professora: Fernanda Gomes e Daphne. (Mini Bio em breve)
Semana 02
2/9
Plano de Advocacy
4/9
Plano de Advocacy
Professora: Daniela Castro, Advogada e mestre em Economia. Fundadora da consultoria Impacta Advocacy. Foi advogada no escritório Felsberg & Associados, trabalhou na área de políticas públicas da Fundação Abrinq, na Câmara Municipal de São Paulo e foi Diretora da Escola de Governo de São Paulo. Além disso, foi Diretora Executiva da ONG de advocacy Atletas pelo Brasil e Secretária Adjunta de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo. Em 2013, foi escolhida como Emerging Leader no Global Sports Mentoring Program do Departamento de Estado dos EUA. É autora do livro Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil"
Objetivo: Ensinar os fundamentos teóricos que embasam a construção de um plano de Advocacy e demonstrar como esses fundamentos se aplicam em um case de sucesso.
Semana 03
9/9
Sistema Político Brasileiro
11/9
- Sistema Político Brasileiro
Pofessor: Vitor Oliveira, Conselheiro do Advocacy Hub, Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre o presidencialismo da coalizão e o processo legislativo. É sócio-diretor da Pulso Público, foi co-editor do portal InfoMoney e autor de diversos artigos dedicados ao acompanhamento e análise da conjuntura política nacional. Escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, onde também co-apresenta o podcast Legis-Ativo. Professor da disciplina "Estado e Governo" no curso Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Objetivos: Oferecer uma análise das heranças e fundamentos do sistema político brasileiro e quais as alternativas adotadas em outros países.
Bibliografia recomendada:
Semana 04
16/9
- Atuação via Legislativo
18/9
- Atuação via Legislativo
Professor: Marcelo Issa
Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Bacharel em Direito pelo Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha), acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília. Trabalhou em organizações sociais dedicadas ao monitoramento do poder público. Foi assessor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP. Fundador e diretor-executivo da Pulso Público, consultoria dedicada a aprimorar a participação política de organizações da sociedade civil. É professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV. Co-fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária.
Objetivos: Apresentar o funcionamento do sistema legislativo brasileiro.
Bibliografia recomendada:
FAQ Senado: https://www12.senado.leg.br/perguntas-frequentes/canais-de-atendimento/atividade-legislativa
Como são feitas as leis: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/paginas/como-sao-feitas-as-leis
Como se fazem as leis: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/mesa/segundavice/interacao-legislativa/publicacoes/como-se-fazem-as-leis.pdf
Biblioteca digital da Câmara dos Deputados: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19519
RICD: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/regimento-interno-da-camara-dos-deputados
Curso de regimento interno da Câmara dos Deputados: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19519
RISF: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/legislacao/regimento-interno
Saiba mais - cursos gratuitos:
https://saberes.senado.leg.br/enrol/index.php?id=2626
https://saberes.senado.leg.br/enrol/index.php?id=2632
https://saberes.senado.leg.br/enrol/index.php?id=2634
https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/cursos/papel-do-legislativo/
https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/cursos/tecnica-legislativa-nocoes-basicas/
https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/cursos/accountability-politica/
https://educacaoadistancia.camara.leg.br/clique_regimento/
Semana 5
23/9
- Atuação via Executivo
25/9
- Atuação via Executivo
Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil
Objetivo: Debater as atribuições, a importância e estratégias de advocacy junto ao Poder Executivo brasileiro”
Bibliografia: Guia de Advocacy do Imaflora
Semana 06
30/9 - Atuação via Judiciário
2/10 - Atuação via Judiciário
Professor: Gabriel Sampaio,
Advogado. Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria das Polícias de São Paulo. Membro do GT de Justiça e Segurança Pública do Governo de Transição. Membro do Conselho Administrativo do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Lecionou na pós graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro da Justica Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 - 2019).
- Objetivos : Abordar o conceito de litígio estratégico e sua utilização por organizações não governamentais e movimentos sociais para defesa do estado Democrático de Direito, promoção dos direitos humanos e busca de reparações a sistemáticas violações de direitos humanos.
Bibliografia recomendada:
Semana 07
7/10 - Atuação via Organismos Internacionais
9/10 - Atuação via Organismos Internacionais
Professor: Arquias Cruz é assessor de advocacy internacional na ONG Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Atuamente está cursando o Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo e o Programa Avançado em Gestão Pública pelo INSPER.
Objetivo: Analisar o modelo de governança global e as possibilidades de incidência nos organismos que o sustentam.
Bibliografia recomendada:
Pandemia e Direitos Humanos Nas Américas (Comissão Interamericana de Direitos Humanos)- disponível aqui
Working with the United Nations Human Rights Programme (UN-Human Rights) - disponível aqui
Como são as eleições de direitos humanos da ONU (Conectas) - disponível aqui
Nas eleições para conselho de direitos humanos da ONU, Brasil é ficha suja (Conectas) - disponível aqui
Semana 08
6/5
- Estudo de Caso
8/5
- Dúvidas e discussões sobre o conteúdo aprendido até o momento
Professora: Amanda Souto,
Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019). Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Conselheira do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech (2022-2026). Conselheira Nacional de Direitos LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (2023-2025). Integrante do Comitê Nacional de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.
Semana 09
21/10
- Comunicação e Mobilização para o Advocacy
23/10
- Comunicação e Mobilização para o Advocacy
Professora: Laura Moraes,
Especialista em advocacy, comunicação e mobilização digital e combate à desinformação online. Tem experiência prévia em organizações da sociedade civil e também no poder público. Possui formação em Direito (Bacharel). É Diretora de Campanhas da Avaaz, onde atua desde 2017, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas ao redor do mundo em diversos temas progressistas. Coordena incidência sobre projetos de leis no Congresso Nacional, mobilização social em torno da proteção dos direitos do meio ambiente, dos povos indígenas, bem como parceria com organizações da sociedade civil e formulação de políticas públicas em governos. Atuou em 2022 na equipe de comunicação com o público evangélico na campanha presidencial do Presidente Lula.
Objetivo: Introduzir os conceitos chave para elaboração e gestão de campanhas de mobilização e engajamento.
Semana 10
28/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital
Professora: Laura Moraes, especialista em advocacy, comunicação e mobilização digital e combate à desinformação online. Tem experiência prévia em organizações da sociedade civil e também no poder público. Possui formação em Direito (Bacharel). É Diretora de Campanhas da Avaaz, onde atua desde 2017, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas ao redor do mundo em diversos temas progressistas. Coordena incidência sobre projetos de leis no Congresso Nacional, mobilização social em torno da proteção dos direitos do meio ambiente, dos povos indígenas, bem como parceria com organizações da sociedade civil e formulação de políticas públicas em governos. Atuou em 2022 na equipe de comunicação com o público evangélico na campanha presidencial do Presidente Lula.
30/10
- Comunicação e ação direta para mobilização
Professora: Nathalia Alves
, Profissional de Marketing Mercadóloga, coordenou a Comunicação da Mandata Quilombo Periférico da Câmara Municipal de São Paulo, Consultora de Estratégia de Mídias e Marketing para candidaturas Negras,atuou na coordenação de Comunicação e Mídias da Agência Solano Trindade com ênfase na inovação social e fomento da Cultura Periférica, é Especialista em Eventos, Fundadora da agência D’Moura Marketing e Eventos.
Objetivo: troca de ideias e conhecimento entre a própria turma
Semana 11
4/11
Construindo Coalizões
6/11
Construindo Coalizões
Professora: Bia Barbosa, Associada Jornalista, especialista em direitos humanos e mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP. Trabalhou e contribuiu com diversos veículos da mídia tradicional e alternativa, dentro e fora do país. Foi Secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e uma das co-fundadoras do Intervozes. Atualmente integra o DiraCom - Direito à Comunicação e Democracia, e a Coalizão Direitos na Rede, articulação em defesa do acesso à Internet, proteção de dados pessoais, privacidade e liberdade de expressão no ambiente online. É uma das representantes da sociedade civil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É co-autora dos livros "A sociedade ocupa a TV - o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia" (2007), "Em defesa de uma opinião pública democrática" (2014), "Enciclopédia do Golpe vol.2 - O papel da Mídia" (2018) e “Fake News: Como as Plataformas Enfrentam a Desinformação (2021)”. Leciona as aulas de "Construção de Coalizões" no Advocacy Hub.
Objetivo: Avaliar as vantagens e os desafios de se atuar por meio de coalizões.
Semana 12
11/11
Raça, gênero e Politicas Públicas
Professora: Alessandra Tavares, Doutoranda e mestre em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela CELACC-ECA/USP. Possui bacharelado (2009) e licenciatura (2009) em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP). Desenvolve pesquisas na área de marcadores sociais da diferença e periferia urbana e África Austral. Atualmente é bolsista do programa Beatriz Nascimento – Mulheres na Ciência (CNPq/ONU Mulheres/UNFPA), com pesquisa sobre as mukheristas, mulheres que atravessam fronteiras entre Moçambique e África do Sul movidas por comércio, cuidado e reinvenção. Sua trajetória entre palavras, imagens e travessias costura formação política, engajamento comunitário e performance como forma de escrita do mundo. É parte dos coletivos de mulheres. O amor cura: Núcleo de Mulheres Negras e Periferia Segue Sangrando.
13/11
Captação de Recursos Para advocacy/organizações
Professor: Luis Enrique Corzo,
17/11- Estratégias de participação social e como dialogar com parlamentares
19/11- Estratégias de participação social e como dialogar com parlamentares
Professora: (Em breve)
Semana 14
25/11- Como ultilizar dados para estratégias de Advocacy
Professor: Polinho Mota, Nascido e criado em Manaus, atualmente mora no Rio de Janeiro onde atua como coordenador de dados e DPO do data_labe, laboratório de dados com foco em gênero, raça e território. Possui mestrado e está no doutorado em Epidemiologia e ciência de dados populacionais na UFRJ. Polinho acredita e trabalha para a democratização das tecnologias, feitas por todas as pessoas de forma livre e soberana.
27/11
-Aula Bônus - (Em breve)
Professor: (Em breve)