Voltar ao site

Como Fazer Advocacy 14ª Edição

Programa de Aulas 2º Semestre 2024

· Capacitações

 

Como Fazer Advocacy:

Participação Social Efetiva para ONGs, Movimentos e Coletivos - 14ª Edição

Curso livre, construído por metodologia própria, consistida em uma capacitação ampla, na perspectiva de formação profissional que permite aos estudantes a absorção de conteúdos basilares da técnica e prática de advocacy.

O conteúdo ministrado abarca temas como Sistema político brasileiro; Atuação via Executivo, Legislativo, Judiciário, Organismos internacionais e coalizões; Construindo um plano de advocacy; Comunicação e mobilização para o advocacy; estudo e debate de casos, além do contato com profissionais experientes e atuantes da incidência Politica.

- Semanalmente: terça e quintas*.

* a agenda poderá sofrer alterações
*Consulte as datas e adequações de feriados em nossa grade
* caso haja necessidade de reposição, as aulas podem ser ministradas na segunda-feira seguinte

- Horário: 19h às 20h30.

- Online Via Zoom.

- Grade de aulas:

Semana 01

20/8 - Conhecendo a Turma: Apresentação de Estudantes, dicas e regras para o funcionamento do curso

Mediadora: Jéssica Lana, assessora de educação do Advocacy Hub.

22/8 - Aula Inagural - Única aula aberta ao público geral

Tema:  Abordagens de Advocacy: Estratégias e Táticas para Incidência Política Efetiva

Professor: Ricardo Borges, Associado do Advocacy Hub, Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política e do Movimento Transparência Partidária. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Pacto pela Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

Semana 02

27/8 - Plano de Advocacy

29/8 - Plano de Advocacy

Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil

Objetivo: Ensinar os fundamentos teóricos que embasam a construção de um plano de Advocacy e demonstrar como esses fundamentos se aplicam em um case de sucesso.

Semana 03

3/9 - Sistema Político Brasileiro

5/9 - Sistema Político Brasileiro

Pofessor: Vitor Oliveira, Conselheiro do Advocacy Hub, Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre o presidencialismo da coalizão e o processo legislativo. É sócio-diretor da Pulso Público, foi co-editor do portal InfoMoney e autor de diversos artigos dedicados ao acompanhamento e análise da conjuntura política nacional. Escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, onde também co-apresenta o podcast Legis-Ativo. Professor da disciplina "Estado e Governo" no curso Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Objetivos: Oferecer uma análise das heranças e fundamentos do sistema político brasileiro e quais as alternativas adotadas em outros países.

Bibliografia recomendada:

Semana 04

10/9 - Atuação via Legislativo

12/9 - Atuação via Legislativo

Professora: Renata Cézar, Advogada atuante nas áreas dos direitos sociais à saúde, educação e moradia, também é pós graduada em Direito Civil, Negocial e Imobiliário e em Gestão empresarial pela FGV. Foi condecorada com a medalha “Il Merito Giuridico dei Visitatori - Autori Internazionali” na Università degli Studi di Bari, em outubro/2015, e em janeiro/2016 com a Comenda Infante do Henrique, pela Universidade do Porto- Portugal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional à saúde. Foi Coordenadora Jurídica do @juriNINJA e atualmente é coordenadora do jurídico e chefe de gabinete da Deputada Estadual Monica Seixas do Movimento Pretas.

Objetivos: Apresentar o funcionamento do sistema legislativo brasileiro.

Bibliografia recomendada:


Semana 05

17/9 - Atuação via Executivo

19/9 - Atuação via Executivo

Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil

Objetivo: Debater as atribuições, a importância e estratégias de advocacy junto ao Poder Executivo brasileiro”

Bibliografia: Guia de Advocacy do Imaflora

Semana 06

24/9 - Atuação via Judiciário

26/9 - Atuação via Judiciário 

Professor: Nathalie Fragoso, Advogada com atuação nas áreas de proteção de dados e tecnologia, com enfoque em regulação de internet. No VMCA, é uma das sócias à frente da área de privacidade e proteção de dados e se dedica a atividades como a adequação de políticas empresariais à legislação brasileira e normas internacionais, demandas consultivas e representação em juízo e diante de outros órgãos públicos no tema. Tem experiência no desenvolvimento e operacionalização de protocolos de processamento de requisições de dados de agências penais, em proteção de dados, e análise de risco de novos produtos e tecnologias. É pesquisadora e autora de artigos sobre privacidade, proteção de dados, direitos humanos e processo penal e atuou em casos paradigmáticos de direitos humanos, no Brasil e em instâncias internacionais.

- Objetivos : Abordar o conceito de litígio estratégico e sua utilização por organizações não governamentais e movimentos sociais para defesa do estado Democrático de Direito, promoção dos direitos humanos e busca de reparações a sistemáticas violações de direitos humanos.

Bibliografia recomendada:

Semana 07

1/10 - Atuação via Organismos Internacionais

3/10 - Atuação via Organismos Internacionais

Professor: Arquias Cruz é assessor de advocacy internacional na ONG Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Atuamente está cursando o Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo e o Programa Avançado em Gestão Pública pelo INSPER.

Objetivo: Analisar o modelo de governança global e as possibilidades de incidência nos organismos que o sustentam.

Bibliografia recomendada:

Pandemia e Direitos Humanos Nas Américas (Comissão Interamericana de Direitos Humanos)- disponível aqui

Working with the United Nations Human Rights Programme (UN-Human Rights) - disponível aqui

Como são as eleições de direitos humanos da ONU (Conectas) - disponível aqui

Nas eleições para conselho de direitos humanos da ONU, Brasil é ficha suja (Conectas) - disponível aqui

Semana 08

8/10 - Estudo de Caso

Professora: Horrara Moreira, mulher negra cisgênera, umbandista, mãe do Yasuke, advogada, pesquisadora e educadora popular. Mestranda do programa de direito da regulação da Fundação Getúlio Vargas. Ex-coordenadora da Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, iniciativa ganhadora do EPIC International Privacy Champion Award 2024. Conselheira municipal de Proteção de Dados do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a regulação de proteção de dados aplicáveis às câmeras corporais na Data Privacy Brasil, é assistente executiva na Advocacy Hub e consultora de advocacy na Actionaid. Possui especialização em advocacy pela Advocacy Hub, Mobilização e Engajamento pela Megafone Ativismo, Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e Design Centrado no Humano pela Acumen Academy e Ideo.org.

10/10 - Dúvidas e discussões sobre o conteúdo aprendido até o momento

Professora: Paula Johns Conselheira Socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Diretora e Co-fundadora da ACT Promoção da Saúde. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Hoje Paula é professora no Advocacy Hub das matérias de "Advocacy no Sistema Internacional".

Semana 09

15/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy

17/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy

Professor: Laura Moraes, Especialista em advocacy, comunicação e mobilização digital e combate à desinformação online. Tem experiência prévia em organizações da sociedade civil e também no poder público. Possui formação em Direito (Bacharel). É Diretora de Campanhas da Avaaz, onde atua desde 2017, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas ao redor do mundo em diversos temas progressistas. Coordena incidência sobre projetos de leis no Congresso Nacional, mobilização social em torno da proteção dos direitos do meio ambiente, dos povos indígenas, bem como parceria com organizações da sociedade civil e formulação de políticas públicas em governos. Atuou em 2022 na equipe de comunicação com o público evangélico na campanha presidencial do Presidente Lula.

Objetivo: Introduzir os conceitos chave para elaboração e gestão de campanhas de mobilização e engajamento.

Semana 10

22/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital

24/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital - Dinâmica de Interação

Professora: Nathalia Alves, Profissional de Marketing Mercadóloga, coordenou a Comunicação da Mandata Quilombo Periférico da Câmara Municipal de São Paulo, Consultora de Estratégia de Mídias e Marketing para candidaturas Negras,atuou na coordenação de Comunicação e Mídias da Agência Solano Trindade com ênfase na inovação social e fomento da Cultura Periférica, é Especialista em Eventos, Fundadora da agência D’Moura Marketing e Eventos.

Objetivo: troca de ideias e conhecimento entre a própria turma

Semana 11

29/10 - Construindo Coalizões

31/10 - Construindo Coalizões

Professora: Bia Barbosa, Associada Jornalista, especialista em direitos humanos e mestre em Políticas Públicas pela FGV-SP. Trabalhou e contribuiu com diversos veículos da mídia tradicional e alternativa, dentro e fora do país. Foi Secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e uma das co-fundadoras do Intervozes. Atualmente integra o DiraCom - Direito à Comunicação e Democracia, e a Coalizão Direitos na Rede, articulação em defesa do acesso à Internet, proteção de dados pessoais, privacidade e liberdade de expressão no ambiente online. É uma das representantes da sociedade civil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É co-autora dos livros "A sociedade ocupa a TV - o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia" (2007), "Em defesa de uma opinião pública democrática" (2014), "Enciclopédia do Golpe vol.2 - O papel da Mídia" (2018) e “Fake News: Como as Plataformas Enfrentam a Desinformação (2021)”. Leciona as aulas de "Construção de Coalizões" no Advocacy Hub.

Objetivo: Avaliar as vantagens e os desafios de se atuar por meio de coalizões.

Semana 12

5/11 - Diálogo com Parlamentares

Professor: Cledisson Júnior Conselheiro Gerente sênior de defesa de direitos na NOSSAS. Tenho mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Atuei como Secretário Executivo do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil de 2015 a 2016, e como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Pesquiso justiça racial e sua intersecção com justiça climática no curso de especialização em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi.

7/11- Captação de Recursos Para quem faz Advocacy

Professor: Luis Enrique Corzo Associado Guatemalteco, com graduação em Engenharia Civil e Pós graduação em Estudos de Impacto ambiental pela USAC (Guatemala) e MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV. Atualmente como diretor de programas e impacto social para Visão Mundial e diretor de programas para a região Amazônica na América do Sul. Possui 9 anos de experiência no terceiro setor no contexto da América Latina nas áreas de programas e captação de recursos liderando áreas técnicas, programas, captação de subvenções, parcerias com setor privado, marketing e comunicação.

Objetivo: explorar formas e possibilidades de conseguir recursos para organizações e causas.

Semana 13

12/11- Advocacy Lab

Professor: Em breve

Objetivo: Debater casos reais de acordo com os aprendizados até o momento

14/11- Advocacy e Relações Raciais

Professor: Em breve

Semana 14

19/11- Encerramento - Aula de Conflitos e Técnicas de resolução + diálogo final do curso

Professor: Talita Ibrahim,

19/11-Aula Bônus - Para alunes e ex alunes do Advocacy Hub

Professor: Em breve