Voltar ao site

Como Fazer Advocacy 13ª Edição

Programa de Aulas 1º Semestre 2023

· Capacitações

 

Como Fazer Advocacy:

Participação Social Efetiva para ONGs, Movimentos e Coletivos - 13ª Edição

Curso livre, construído por metodologia própria, consistida em uma capacitação ampla, na perspectiva de formação profissional que permite aos estudantes a absorção de conteúdos basilares da técnica e prática de advocacy.

O conteúdo ministrado abarca temas como Sistema político brasileiro; Atuação via Executivo, Legislativo, Judiciário, Organismos internacionais e coalizões; Construindo um plano de advocacy; Comunicação e mobilização para o advocacy; estudo e debate de casos, além do contato com profissionais experientes e atuantes da incidência Politica.

Semanal - Terças e Quintas*

* a agenda poderá sofrer alterações
*Consulte as datas e adequações de feriados em nossa grade
* caso haja necessidade de reposição, as aulas serão ministradas na segunda-feira seguinte

Horário: 19h às 20h30

Online Via Zoom

GRADE DE AULAS - 1º Semestre 2024 - 13ª Edição

Semana 01

12/3 -

Conhecendo a Turma: Apresentação de Estudantes

Mediadora: Jéssica Lana, assessora de educação do Advocacy Hub.

Quinta - 19h às 20h30 - 14/3 - Aula Inagural - Aberta ao público geral - Eleições e Advocacy

Professora: Andresa Porto, Associada do Advocacy Hub, bacharela em Ciências Sociais com habilitação em Ciência Política e ênfase em política pública pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Foi assessora de advocacy da Rede Justiça Criminal por mais de sete anos e diretora da Pulso Público por quatro. Atualmente atua como chefa de gabinete do Gabinete Compartilhado, no Congresso Nacional. 

Semana 02

19/3 - Plano de Advocacy

21/3 - Plano de Advocacy

Professora: Daniela Castro, associada do Advocacy Hub, Advogada e mestre em Economia. Fundadora da consultoria Impacta Advocacy. Foi advogada no escritório Felsberg & Associados, trabalhou na área de políticas públicas da Fundação Abrinq, na Câmara Municipal de São Paulo e foi Diretora da Escola de Governo de São Paulo. Além disso, foi Diretora Executiva da ONG de advocacy Atletas pelo Brasil e Secretária Adjunta de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo. Em 2013, foi escolhida como Emerging Leader no Global Sports Mentoring Program do Departamento de Estado dos EUA. É autora do livro Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil"

Objetivo: Ensinar os fundamentos teóricos que embasam a construção de um plano de Advocacy e demonstrar como esses fundamentos se aplicam em um case de sucesso.

Semana 03

25/3 - Sistema Político Brasileiro

26/3 - Sistema Político Brasileiro

Pofessor: Vitor Oliveira, Conselheiro do Advocacy Hub, Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre o presidencialismo da coalizão e o processo legislativo. É sócio-diretor da Pulso Público, foi co-editor do portal InfoMoney e autor de diversos artigos dedicados ao acompanhamento e análise da conjuntura política nacional. Escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, onde também co-apresenta o podcast Legis-Ativo. Professor da disciplina "Estado e Governo" no curso Advocacy e Políticas Públicas: teoria e prática, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Objetivos: Oferecer uma análise das heranças e fundamentos do sistema político brasileiro e quais as alternativas adotadas em outros países.

Bibliografia recomendada:

Semana 04

2/4 - Atuação via Legislativo

4/4 - Atuação via Legislativo

Professor: Marcelo Issa, Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Bacharel em Direito pelo Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha), acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília. Trabalhou em organizações sociais dedicadas ao monitoramento do poder público. Foi assessor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP. Fundador e diretor-executivo da Pulso Público, consultoria dedicada a aprimorar a participação política de organizações da sociedade civil. É professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV. Co-fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária.

Objetivos: Apresentar o funcionamento do sistema legislativo brasileiro.

Bibliografia recomendada:

"Lobistas de bancos, indústrias e transportes estão por trás das emendas da Reforma Trabalhista", Alline Magalhães, Breno Costa, Lúcio Lambranho, Reinaldo Chaves.Disponível neste link

"O caminho da reforma da Previdência no Congresso Nacional", Matheus Pimentel.Disponível neste link


Semana 05

9/4 - Atuação via Executivo

11/4 - Atuação via Executivo

Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil

Objetivo: Debater as atribuições, a importância e estratégias de advocacy junto ao Poder Executivo brasileiro”

Bibliografia: Guia de Advocacy do Imaflora

Semana 06

16/4 - Atuação via Judiciário

18/4 - Atuação via Judiciário 

Professor: Nathalie Fragoso, Conselheira do Advocacy Hub, Sócia em VMCA, Advogada especialista em proteção de dados e políticas de internet, Advogada em DH em CADHu, Pesquisadora doutora em dir. humanos, dir. digitais, sociologia do direito.

- Objetivos : Abordar o conceito de litígio estratégico e sua utilização por organizações não governamentais e movimentos sociais para defesa do estado Democrático de Direito, promoção dos direitos humanos e busca de reparações a sistemáticas violações de direitos humanos.

Bibliografia recomendada:

Semana 07

23/4 - Atuação via Organismos Internacionais

25/4 - Atuação via Organismos Internacionais

Professor: Arquias Cruz é assessor de advocacy na Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC.

Objetivo: Analisar o modelo de governança global e as possibilidades de incidência nos organismos que o sustentam.

Bibliografia recomendada:

Pandemia e Direitos Humanos Nas Américas (Comissão Interamericana de Direitos Humanos)- disponível aqui

Working with the United Nations Human Rights Programme (UN-Human Rights) - disponível aqui

Como são as eleições de direitos humanos da ONU (Conectas) - disponível aqui

Nas eleições para conselho de direitos humanos da ONU, Brasil é ficha suja (Conectas) - disponível aqui

Semana 08

2/5 - Dúvidas e discussões sobre o conteúdo aprendido até o momento

Professora: Renata Cezar, advogada há 11anos, atuante na área eleitoral e legislativa, ativista dos direitos sociais e da população negra.

Semana 09

6/5 - Estudo de caso

Professora: Mauricio Terena

Objetivo: Refletir e análisar minuciosamente um caso de advocacy.

7/5 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy

9/5 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy

Professor: Laura Moraes

Objetivo: Introduzir os conceitos chave para elaboração e gestão de campanhas de mobilização e engajamento.

Semana 10

14/5 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital

Objetivo: troca de ideias e conhecimento entre a própria turma

16/5 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital - Dinâmica de Interação

Professor:

Nathalia Alves, Profissional de Marketing Mercadóloga, coordenou a Comunicação da Mandata Quilombo Periférico da Câmara Municipal de São Paulo, Consultora de Estratégia de Mídias e Marketing para candidaturas Negras,atuou na coordenação de Comunicação e Mídias da Agência Solano Trindade com ênfase na inovação social e fomento da Cultura Periférica, é Especialista em Eventos, Fundadora da agência D’Moura Marketing e Eventos.

Semana 11

21/5 - Construindo Coalizões

23/5 - Construindo Coalizões

Professor: Welinton Pereira, Possui graduação em bacharel em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e Mestrado em Liderança Organizacional - Eastern University (2007). Mestre em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasília- UnB. É pesquisador do Núcleo Estudos para a Paz / NEP da UnB Atualmente é Diretor de Advocacy e Relações Institucionais e Advocacy da Organização de Ajuda Humanitária Internacional Não Governamental- ONG - Visão Mundial- Brasil. Hoje, leciona aulas no Advocacy Hub sobre "Cases de Estudo".

Objetivo: Avaliar as vantagens e os desafios de se atuar por meio de coalizões.

Semana 12

27/5 - Advocacy e relações de Gênero

Amanda Souto Baliza, Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019), atuante na área de direito antidiscriminatório com foco na garantia de direitos individuais e difusos da população LGBTI+ e direito da saúde. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero na OAB Goiás (2021), Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Foi a primeira mulher trans do país a presidir uma comissão da OAB a nível seccional, a primeira eleita para um Conselho Seccional da OAB e a primeira e a presidir uma comissão Nacional no sistema OAB. Conselheira do IDTECH (2022-2026), organização social que gerencia o HGG, hospital responsável pelo ambulatório trans em Goiânia, e o Hemocentro Goiás. Representante da OAB Nacional no Conselho Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Grupo de Trabalho para esclarecer as violações de direitos humanos contra pessoas LGBTQIA+ durante a história brasileira no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Comitê de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+, Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos Humanos e Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.

28/5 - Advocacy e Relações Raciais

Professora: Amarílis Costa, conselheira do Advocacy Hub, Advogada de Direitos Humanos, Professora Universitária, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social. Escola de Arte, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo.

Semana 13

4/6 -

Uso de ferramentas e plataformas para quem faz Advocacy 

6/6 - Uso de ferramentas e plataformas para quem faz Advocacy 

Professora: Ricardo Borges, Associado do Advocacy Hub, Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política e do Movimento Transparência Partidária. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Pacto pela Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

Semana 14

11/6 -

Encerramento - Aula de Conflitos e Técnicas de resolução + diálogo final do curso

Professora: Talita Ibrahim

13/6 - Aula Bônus - Para alunes e ex alunes do Advocacy Hub

Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil