O Como Fazer Advocacy acontece semestralmente, confira a grade do 2º semestre 2023.
Inscrições de 14/7 a 23/7. Inscreva-se aqui a partir do dia 14 de julho às 12h!
Como Fazer Advocacy:
Participação Social Efetiva para ONGs, Movimentos e Coletivos - 1ª Edição
Atividade tradicional concebida por metodologia própria, consistida em uma capacitação ampla, na perspectiva de formação profissional que permite aos estudantes a absorção de conteúdos basilares da técnica e prática de advocacy.
O conteúdo ministrado abarca temas como Sistema político brasileiro; Atuação via Executivo, Legislativo, Judiciário, Organismos internacionais e coalizões; Construindo um plano de advocacy; Comunicação e mobilização para o advocacy; Apresentação e debate de casos e muitos outros temas.
GRADE DE AULAS - 1º Semestre 2023
Semana 01
15/8 -
Aula inaugural - ÚNICA AULA ABERTA AO PÚBLICO
Professores:
Link de acesso através do Instagram do Advoacacy Hub no dia 15/8.
@advocacy_hub
17/8 - Conhecendo a Turma: Apresentação de Estudantes
Professora: Paula Johns é socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance e da NCD Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
Semana 02
22/8 - Plano de Advocacy
24/8 - Plano de Advocacy
Professora: Anna Livia Arida, Advogada formada pela PUC-SP, especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É fundadora e foi diretora da Minha Sampa de 2014 a 2017, uma rede de ação por uma São Paulo mais democrática, justa e sustentável. Foi pesquisadora no campo dos direitos humanos para diversas organizações como a Human Rights Watch, Conectas Direitos Humanos, Movimento Mundial pela Infância e Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Foi também coordenadora da Move Social, consultoria especializada em avaliação e planejamento estratégico de projetos socioambientais.
Objetivo: Ensinar os fundamentos teóricos que embasam a construção de um plano de Advocacy e demonstrar como esses fundamentos se aplicam em um case de sucesso.
Semana 03
29/8 - Sistema Político Brasileiro
31/8 - Sistema Político Brasileiro
Pofessor: Gabriel Sampaio. Advogado. Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria das Polícias de São Paulo. Membro do GT de Justiça e Segurança Pública do Governo de Transição. Membro do Conselho Administrativo do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Lecionou na pós graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro da Justica Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 - 2019).
Objetivos: Oferecer uma análise das heranças e fundamentos do sistema político brasileiro e quais as alternativas adotadas em outros países.
Bibliografia recomendada:
Semana 04
4/9 - Atuação via Legislativo
5/9 - Atuação via Legislativo
Professor: Marcelo Issa, Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Bacharel em Direito pelo Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha), acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília. Trabalhou em organizações sociais dedicadas ao monitoramento do poder público. Foi assessor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP. Fundador e diretor-executivo da Pulso Público, consultoria dedicada a aprimorar a participação política de organizações da sociedade civil. É professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV. Co-fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária.
Objetivos: Apresentar o funcionamento do sistema legislativo brasileiro.
Bibliografia recomendada:
"Lobistas de bancos, indústrias e transportes estão por trás das emendas da Reforma Trabalhista", Alline Magalhães, Breno Costa, Lúcio Lambranho, Reinaldo Chaves.Disponível neste link
"O caminho da reforma da Previdência no Congresso Nacional", Matheus Pimentel.Disponível neste link
Semana 05
12/9 - Atuação via Executivo
14/9 - Atuação via Executivo
Professor: Renato Morgado - Gestor ambiental e mestre em Ciência Ambiental (USP), especialista em Democracia Participativa (UFMG) e Fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e do Observatório Cidadão de Piracicaba. Atua há dez anos em atividades e projetos voltados à criação de instrumentos de transparência e controle social, à construção e implementação de estratégias de advocacy e ao fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas ambientais e locais. Atualmente é Gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil
Objetivo: Debater as atribuições, a importância e estratégias de advocacy junto ao Poder Executivo brasileiro”
Bibliografia: Guia de Advocacy do Imaflora
Semana 06
18/9 - Atuação via Judiciário
19/9 - Atuação via Judiciário
Professor: Pedro Hartung, Advogado do Instituto Alana, especialista em advocacy, relações governamentais e internacionais. Pesquisador do Child Advocacy Program da Harvard Law School e doutorado sanduíche pela mesma instituição. Doutorando em Direito do Estado pela USP. Zertifikat pela Ludwig Maximilians (LMU) de Munique. Foi conselheiro do CONANDA e coordenador da Clínica de Direitos Humanos da USP-Direito. Integrante da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e da Bancada Ativista. Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrante da equipe do Legal Policy Office do OHCHR na ONU Genebra.
- Objetivos : Abordar o conceito de litígio estratégico e sua utilização por organizações não governamentais e movimentos sociais para defesa do estado Democrático de Direito, promoção dos direitos humanos e busca de reparações a sistemáticas violações de direitos humanos.
Bibliografia recomendada:
"Pela Liberdade - a história do habeas corpus coletivo para mães e crianças", Instituto Alana.
Disponível neste link
Semana 07
26/9 - Atuação via Organismos Internacionais
28/9 - Atuação via Organismos Internacionais
Professor: Arquias Cruz é assessor de advocacy na Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC.
Objetivo: Analisar o modelo de governança global e as possibilidades de incidência nos organismos que o sustentam.
Bibliografia recomendada:
Pandemia e Direitos Humanos Nas Américas (Comissão Interamericana de Direitos Humanos)- disponível aqui
Working with the United Nations Human Rights Programme (UN-Human Rights) - disponível aqui
Como são as eleições de direitos humanos da ONU (Conectas) - disponível aqui
Nas eleições para conselho de direitos humanos da ONU, Brasil é ficha suja (Conectas) - disponível aqui
Semana 08
3/10 - Estudo de caso
Professora: Amanda Souto Baliza, Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019), atuante na área de direito antidiscriminatório com foco na garantia de direitos individuais e difusos da população LGBTI+ e direito da saúde. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero na OAB Goiás (2021), Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Foi a primeira mulher trans do país a presidir uma comissão da OAB a nível seccional, a primeira eleita para um Conselho Seccional da OAB e a primeira e a presidir uma comissão Nacional no sistema OAB. Conselheira do IDTECH (2022-2026), organização social que gerencia o HGG, hospital responsável pelo ambulatório trans em Goiânia, e o Hemocentro Goiás. Representante da OAB Nacional no Conselho Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Grupo de Trabalho para esclarecer as violações de direitos humanos contra pessoas LGBTQIA+ durante a história brasileira no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Comitê de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+, Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos Humanos e Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.
Objetivo: Refletir e análisar minuciosamente um caso de advocacy.
5/10 - Dúvidas e discussões sobre o conteúdo aprendido até o momento
Professora: Andresa Porto, Bacharela em Ciências Sociais com habilitação em Ciência Política e ênfase em política pública pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Foi assessora de advocacy da Rede Justiça Criminal por mais de sete anos e diretora da Pulso Público por quatro. Atualmente atua como chefa de gabinete do Gabinete Compartilhado, no Congresso Nacional.
Semana 09
17/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy
19/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy
Professor:
Pedro Telles é especialista em advocacy, políticas públicas e engajamento cívico, e tem grande experiência atuando em organizações e movimentos da sociedade civil, fundações e no poder público. É co-fundador e diretor da Quid, co-fundador e membro do conselho do Advocacy Hub, e professor da FGV. Já atuou no Greenpeace, Oxfam, Luminate, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outras organizações. É senior fellow de Equidade Econômica e Social na London School of Economics and Political Science (LSE), e tem mestrado em Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, pós-graduações em Economia e em Ciência Política, e graduação em Comunicação Social.
Objetivo: Introduzir os conceitos chave para elaboração e gestão de campanhas de mobilização e engajamento.
Semana 10
23/10 - Dinâmica de Interação
Professor: Ricardo Borges,
Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política e do Movimento Transparência Partidária. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Pacto pela Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.
Objetivo: troca de ideias e conhecimento entre a própria turma
24/10 - Comunicação e Mobilização para o Advocacy - Digital
Professor: Laura Moraes
Semana 11
30/10 - Construindo Coalizões
31/10 - Construindo Coalizões
Professor: Welinton Pereira, Possui graduação em bacharel em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e Mestrado em Liderança Organizacional - Eastern University (2007). Mestre em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasília- UnB. É pesquisador do Núcleo Estudos para a Paz / NEP da UnB Atualmente é Diretor de Advocacy e Relações Institucionais e Advocacy da Organização de Ajuda Humanitária Internacional Não Governamental- ONG - Visão Mundial- Brasil. Hoje, leciona aulas no Advocacy Hub sobre "Cases de Estudo".
Objetivo: Avaliar as vantagens e os desafios de se atuar por meio de coalizões.
Semana 12
7/11 - Advocacy e Relações Raciais
9/11 - Advocacy e Relações Raciais
Professora: Cledisson Júnior, Gerente sênior de defesa de direitos na NOSSAS. Tenho mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Atuei como Secretário Executivo do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil de 2015 a 2016, e como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Pesquiso justiça racial e sua intersecção com justiça climática no curso de especialização em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi.
Semana 13
14/11 -
Uso de ferramentas e plataformas digitais para quem faz Advocacy
Professora: em breve mais informações
16/11 -
Captação de Recursos Para quem faz Advocacy
Professora: Luis Enrique Corzo García, 34 anos, Guatemalteco, com graduação em Engenharia Civil e Pós graduação em Estudos de Impacto ambiental pela USAC (Guatemala) MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV
Atualmente como diretor de marketing e Fundraising na Visão Mundial Brasil.
Experiência no terceiro setor de 8 anos (3.5 na Guatemala e 4.5 no Brasil) trabalhando sempre com a Visão Mundial. Experiência como gestor de projetos e programas nos setores de proteção a infância, água e saneamento, mudanças climáticas e resposta a emergência (3,5 anos) e na área de desenho de programas e projetos, negociação, e captação de recursos com pessoa física e jurídica (4,5 anos).
Semana 14
28/11 -
Encerramento - Aula de Conflitos e Técnicas de resolução + diálogo final do curso
Professora: Talita Ibrahim
30/11 - Advocacy e Onu
Professor: Arquias Cruz é assessor de advocacy na Conectas Direitos Humanos. É Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC.
Professora: Camila Asano é formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em Ciência Política pela mesma instituição. É Diretora Executiva da Conectas Direitos Humanos. Com 20 anos de atuação em direitos humanos, já coordenou o trabalho de advocacy nacional e internacional da instituição. Camila foi conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 2017 a 2020 e foi membro do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. Atualmente é integrante Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção - CTICC da Controladoria Geral da União (CGU).