Voltar ao site

Comunicação e Mobilização

Programa de Aulas

O Comunicação e Mobilização acontece anualmente, em breve mais informações das incrições 2023.

Confira a baixo como foi a grade de 2021.

O curso Comunicação e Mobilização para a Defesa de Causas oferecerá em profundidade conteúdos teóricos e práticos, ferramentas, estudos de caso e espaços de troca  para fortalecer as competências e capacidade dos alunos em pautar o debate público, incidir politicamente e influenciar tomadores de decisão por meio da comunicação e da mobilização.

 

📆 Datas: 17/11 a 08/12 - Quartas e Sextas-Feiras

🕐 Horário: 8h30 às 10h 

📝 Vagas: 30 (5 bolsas)

Valor: R$595,00

 

Saiba mais sobre o conteúdo do curso:

17/11- Aula 1: Apresentação da turma + Construção de objetivo,  estratégia e mensagens-chave

Professor: Pedro Telles, Co-fundador da Bancada Ativista, movimento político independente dedicado a eleger ativistas para o poder legislativo em São Paulo, e atualmente chefe de gabinete do mandato coletivo de Deputado Estadual eleito pelo movimento em 2018. Também colaborador em diversas organizações e movimentos da sociedade civil. Sua trajetória inclui atuação no Greenpeace, Oxfam, Luminate, Engajamundo, Fundo Brasil de Direitos Humanos, The Elders e Overseas Development Institute (ODI), entre outros, tendo vivido e trabalhado em diversos países da América Latina, Europa, África e Ásia. Mestre em Development Studies com distinção pela Universidade de Sussex, senior fellow em Social and Economic Equity na London School of Economics and Political Science (LSE), e professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

19/11 - Aula 2: Definição de públicos e narrativas

Professor: Pedro Telles, cofundador do Advocacy Hub e da Quid.

 

24/11 - Aula 3: Elaboração de produtos e atividades, relação com imprensa e atuação em contextos eleitorais

Professor: Pedro Telles.

 

26/11 - Aula 4: Comunicação e mobilização online

Professor: Diego Casaes, Profissional do terceiro-setor com foco em participação popular e transparência pública. Possui formação em Turismo (Bacharel). Desde 2011, faz parte da equipe internacional da Avaaz, uma organização internacional sem fins lucrativos que realiza campanhas online sobre combate à corrupção, direitos humanos, meio ambiente e outros temas. Atua em campanhas do Brasil fornecendo à equipe internacional análises sobre a política brasileira, projetos de leis no Congresso Nacional, processos no Supremo Tribunal Federal, bem como avaliação de políticas públicas em geral do governo.

 

01/12 - Aula 5: Open Space

Professores: Diego Casaes e Pedro Telles 

 

03/12 - Aula 6: Comunicação direta com tomadores de decisão

Professora: Anna Livia Arida, Advogada formada pela PUC-SP, especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É fundadora e foi diretora da Minha Sampa de 2014 a 2017, uma rede de ação por uma São Paulo mais democrática, justa e sustentável. Foi pesquisadora no campo dos direitos humanos para diversas organizações como a Human Rights Watch, Conectas Direitos Humanos, Movimento Mundial pela Infância e Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Foi também coordenadora da Move Social, consultoria especializada em avaliação e planejamento estratégico de projetos socioambientais.

 

08/12 - Aula 7: Estudos de caso

Professor: Ricardo Borges, Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política e do Movimento Transparência Partidária. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Pacto pela Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

 

10/12 - Aula 8: Debates pautados pelos alunos e encerramento

Professores: Anna Livia Arida e Ricardo Borges.

Bibliografia recomendada:

16 social media trends for 2021 and beyond (16 tendências das redes sociais para 2021 e além)

Werner Geyser

  • Artigo original em inglês: 
  • Tradução (Google Translate): 

Comunicação de causas: Reflexões e provocações para novas narrativas

Fundação Tide Setúbal

  • Publicação: 

Ideias que colam: Por que algumas ideias pegam e outras não

Chip Heath e Dan Heath

  • Livro: 
  • Resumo: 

Media training: Guia para um bom relacionamento com a imprensa

Governo de Santa Catarina

  • Publicação: 

O levante: Como nasceu a inédita mobilização que, em questão de dias, forçou o governo a pagar uma renda básica aos mais pobres

Alessandra Orofino

  • Artigo: 

Ocupe a política: Um guia prático e ativista para construir uma campanha eleitoral

Ocupa Política

  • Publicação: 

Power mapping and analysis (Produzindo e analisando um Mapa de Poder)

Anita Tang

  • Artigo original em inglês: 
  • Tradução (Google Translate): 

The mobilization cookbook (O livro de receitas da mobilização)

MobLab

  • Publicação original em inglês: